segunda-feira, 4 de outubro de 2021

O Meu Pão no forno em Pirex


Ingredientes

500 Gr de farinha T 65

25 Gr de fermento fresco

Q.b. de sal

300 Ml  de água (morna)     

Preparação

1º-Começa-se por diluir o fermento na água morna.

2º-Sobre uma mesa de trabalho deita-se a farinha com o sal, faz-se uma cavidade no meio deita-se o fermento preparado com água.

3º-Amassa-se bem com as nós dos dedos até formar uma bola.

4º-Polvilhar um alguidar com um pouco de farinha, colocar a bola da massa, polvilha-se a superfície da massa com farinha, cobre-se com cobertor.

5º-Deixa-se levedar cerca de 1 hora.

6º-Deve levedar em local quente.

7º-Forrar um pirex (com tampa) com papel vegetal untado e polvilha com farinha.

8º-Coloca-se no pirex com a tampa a massa e leva ao forno pré-aquecido a 240ºc.

9º-Ao fim de 30 minutos, retira a tampa e deixa mais 10 minutos para ganhar cor...

Notas sobre as farinhas.

 

Farinha de uso geral (farinha comum, farinha branca):

Feita a partir de uma mistura de trigo duro e mole, este tipo de farinha tem um teor de proteína / glúten  e amido “médio”, o que a torna adequada tanto para pães quanto para bolos caseiros. Em Portugal é a farinha T65 (para todos os usos culinários),

A qualidade das farinhas fazem a diferença nas confecções.

Farinha Flor / T45 – Farinha de trigo do tipo 45 é a mais refinada e branca, sendo adequada para a confecção de massas muito leves e fofas, como os fritos, pão-de-ló ou tortas.

Farinha Superfina / T55 – A farinha de trigo do tipo 55 é adequada para a confecção de bolos, tartes, pastéis, podendo ser utilizada na confecção de massas lêvedas, é o tipo de farinha mais comum, boa para tudo.

Farinha Para Fritos / T45 a T55 – A combinação de farinha refinada com sêmola dura, cria uma farinha que tanto é fofa como fica bem estaladiça, perfeita para criar fritos.

Farinha Fina / T65 – A farinha de trigo do tipo 65 é a mais adequada para a confeção do pão, embora também possa ser utilizada na confecção de bolos, tartes, pastéis, bolachas, empadas e massas lêvedas, especialmente quando queres algo um pouco mais rústico.

 

Farinha Fina / T65 (Corrigida) -É uma farinha para pães que tem correcções enzimáticas e antioxidante, usada para uns tipos específicos de pães como a regueifa (mesmo que muitas vezes faz-se regueifa bem com a T65 normal) ou pães de mais longa duração (pães embalados).

 

Farinha Semi-intergral / T80 a T110

A farinha de trigo do tipo 80 é utilizada na panificação, na confecção de pães semi-integrais, basicamente é uma farinha com uma percentagem já razoável de casca.

 

Farinha Integral / T150

A farinha de trigo do tipo 150 é utilizada na panificação, na confecção de pães integrais, no entanto como apresenta uma moagem mais grossa que as outras farinhas, o resultado é um pão mais denso e pesado, daí que muitas vezes é misturado com farinha T65 para criar um pão mais leve mas ainda integral.

 

                                          

                                                                 

      

                                                                    





 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Massa de Rissóis

                                                           Massa Ingredientes: 500 Ml de Água 1 Pitada de Sal 1 Casca de Limão 2 Colheres de...